Extintor de incêndio

Extintor de Incêndio

Um extintor de incêndio é um dispositivo de proteção contra incêndio ativo usado para extinguir ou controlar pequenos incêndios, muitas vezes em situações de emergência. Não se destina a ser utilizado num incêndio fora de controle, tal como um que atingiu o teto, põe em perigo o utilizador (ou seja, sem via de fuga, perigo de explosão, etc.), ou requer a experiência de um corpo de Bombeiros.

Normalmente, um extintor de incêndio consiste em um recipiente de pressão cilíndrico portátil contendo um agente que pode ser descarregado para extinguir um incêndio. Extintores de incêndio fabricados com recipientes de pressão não cilíndricos também existem, mas são menos comuns.

Tipos de Extintores de Incêndio:

 Água e espuma

Extintor de incêndio Água e espuma

Extintor de incêndio Água e espuma

Extintores de incêndio de água e espuma extinguem o fogo removendo o elemento de calor do triângulo do fogo. Os agentes de espuma também separam o elemento de oxigénio dos outros elementos.

Os extintores de água são apenas para incêndios de Classe A – não devem ser utilizados em incêndios de Classe B ou C. O fluxo de descarga pode espalhar o líquido inflamável em um incêndio de Classe B ou pode criar um perigo de choque em um incêndio Classe C.

 

Dióxido de carbono

Extintor de incêndio Dióxido de carbono

Extintor de incêndio Dióxido de carbono

Extintores de dióxido de carbono extinguem o fogo tirando o elemento de oxigênio do triângulo de fogo e também removendo o calor com uma descarga muito frio.

O dióxido de carbono pode ser usado em incêndios de Classe B e C. Eles são geralmente ineficazes em incêndios Classe A.

Químico seco

Extintor de incêndio químico seco

Extintor de incêndio químico seco

Os extintores químicos secos extinguem o fogo primariamente interrompendo a reação química do triângulo do fogo.

O tipo de extintor de incêndio mais utilizado hoje em dia é o produto químico seco polivalente que é eficaz em incêndios de Classe A, B e C. Este agente também trabalha criando uma barreira entre o elemento de oxigênio e o elemento de combustível em incêndios Classe A.

O produto químico seco ordinário é apenas para incêndios de Classe B e C. É importante usar o extinguidor correto para o tipo de combustível! Usando o agente incorreto pode permitir que o fogo para voltar a acender depois de aparentemente ser extinto com êxito.

Químicos húmidos

Químicos húmidos é um agente novo que extingue o fogo removendo o calor do triângulo do fogo e impede a re-ignição criando uma barreira entre o oxigênio e os elementos de combustível.

Os produtos químicos húmidos dos extintores de Classe K foram desenvolvidos para fritadeiras de alta qualidade, de alta eficiência, modernas, em operações comerciais de cozimento. Alguns também podem ser usados em incêndios de Classe A em cozinhas comerciais.

RESUMO DOS TIPOS DE EXTINTOR

Sabendo os tipos de naturezas do fogo que podem causar o incêndio, agora conseguimos classificar os extintores de acordo com sua indicação e agente extintor.

Agente Indicação
Água Para incêndios de classe A. Age por resfriamento e nunca dever deve ser usado em incêndios de classes B e C.
Gás Carbônico Para incêndios de classe B e C. Age por abafamento, extinguindo o oxigênio e causando resfriamento dos materiais.
Pó Químico B/C Para incêndios de classe B e C. Extingue o fogo por meio de reações químicas.
Pó Químico A/B/C Para incêndios e classe A, B e C. Extingue o fogo por meio de reações químicas e abafamento. Pode ser usado para contenção de praticamente qualquer natureza.
Espuma mecânica Para incêndio de classe A e B. Age por resfriamento e abafamento e nunca deve ser usado em fogo de natureza classe C.

Entre em contato para maiores informações e cotações dos equipamentos de incêndio http://www.ljasistemas.com.br/contato